Investidores fogem da China temendo mais riscos que ganhos

Uma lista crescente de riscos está transformando a China em uma potencial encrenca para investidores globais.A questão central é o que pode acontecer em um país disposto a se desdobrar para alcançar os objetivos de seu líder. A amizade do presidente Xi Jinping com o líder russo Vladimir Putin tornou os investidores mais desconfiados da China, e uma narrativa de homem forte ganha impulso à medida que o Partido Comunista persegue obstinadamente uma estratégia covid zero e campanhas imprevisíveis para regular indústrias inteiras.

Com isso, alguns investidores internacionais estão achando uma alocação agressiva na China cada vez mais difícil de sustentar. As saídas dos mercados de ações, títulos e fundos do país se aceleraram após a invasão da Ucrânia pela Rússia, e o fundo soberano da Noruega de US 1,3 trilhão rejeitou uma gigante chinesa de roupas esportivas devido a preocupações sobre abusos de direitos humanos.

Os fundos de private equity em dólar que investem na China levantaram apenas US 1,4 bilhão no primeiro trimestre - o valor mais baixo desde 2018 para o mesmo período. Nesta segunda-feira, dados econômicos melhores que o esperado suscitaram dúvidas de analistas que apontaram inconsistências com estatísticas alternativas que pintam um quadro mais sombrio da economia.

A escala e a velocidade das sanções impostas à Rússia forçaram a repensar o posicionamento do Ocidente em relação à China, de acordo com Simon Edelsten, da Artemis Investment Management. Sua equipe na gestora de recursos de US$ 37 bilhões vendeu todos os seus investimentos na China no ano passado após as intervenções de Pequim em listagens de alto perfil...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT