Investimento é o grande desafio da mineração no Brasil, dizem especialistas

O grande desafio no setor mineral no país é o financiamento de projetos, principalmente de pequenas e médias mineradoras, dizem especialistas. Para o gerente de inteligência setorial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Pedro Dias, que participou de evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a fase de maior risco geológico e outros desafios, como a volatilidade de preços, dificultam a obtenção de recursos para o início dessas operações.

“Os projetos têm nesse estágio o risco geológico muito levado e os mecanismos mais eficientes são os de participação e capitação em bolsa, além de investimento via fundo, que é o que vemos no mercado internacional. Além disso, os streaming [venda antecipada de minério], equity, ou royalties atrelados ao desempenho do projeto também são alternativas de financiamento. O BNDES tem um estudo para a atuação do banco via fundos, mas ainda não está concluído”, afirmou.

Segundo ele, é necessário que ocorra um trabalho para desenvolver competências dos agentes financeiros para fazer essa ponte entre o investidor e os projetos. “É necessário uma atuação mais forte desses agentes especializados para atuarem de maneira mais expressiva no setor.”

O BNDES, de acordo com o executivo, financiou R$ 25 bilhões em projetos de mineração desde 2002, tendo participado de grandes empreendimentos, como a expansão da Vale em Carajás (PA), o S11D, e a primeira mina de vanádio do país, a Vanádio Maracás...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT