Ipea: Consumo de itens industriais tem desempenho “fraco” em abril, com queda de 5,4%

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apurou queda no consumo de itens industriais em abril. Nesta terça-feira, o órgão informou que o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais caiu 5,4% em relação a março. A produção interna destinada ao mercado nacional recuou 2%, e a importação de bens industriais caiu 10,6%, após registrar alta de 10% no mês imediatamente anterior.

Para o instituto, o desempenho em abril do consumo aparente de bens industriais foi “fraco”, com quedas “disseminadas”. Porém, na comparação com abril do ano passado, auge do impacto na economia dos efeitos negativos da pandemia por covid-19, iniciada em março, o índice do Ipea subiu 28,9% em abril desse ano.

Em comunicado sobre o indicador, o Ipea detalhou que o cálculo da alta no índice em abril desse ano, na comparação com abril de 2020, foi feita por meio da produção industrial interna não exportada, acrescida das importações. Em 12 meses até abril, houve variação nula, ou estabilidade, no índice – sendo que, no mesmo período, a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve alta de 1,1%.

No entendimento dos pesquisadores do Ipea, entre as grandes categorias econômicas componentes do indicador, "o fraco resultado registrado em abril, em relação a março, foi disseminado e todos os segmentos tiveram queda na margem", exceto um. Em abril ante março, o Ipea apurou aumento de 6% no consumo aparente de bens duráveis. Em contrapartida, houve recuos de 33,5% em bens de capital; de 4,3% em bens intermediários; e de 2% em semi e não duráveis.

No caso específico de bens de capital, o Ipea explicou que a forte queda foi influenciada por alta base de comparação no período anterior, "inflado pela importação de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT