Irani investe em nova linha de celulose, máquina de papel e fábricas de embalagem

Com um pacote de R$ 883 milhões em investimentos em curso até 2023, reunidos na Plataforma Gaia, a Irani Papel e Embalagem já está trabalhando na engenharia conceitual de um novo ciclo de expansão, reiterou o presidente da companhia, Sérgio Ribas, no primeiro “Investor Day”.

Conforme o executivo, essa nova fase de crescimento será focada em três frentes: a instalação de uma nova linha de celulose adaptada para a produção de embalagens de papelão ondulado, uma nova máquina de papel kraftliner e novas plantas de embalagem.

Leia mais: Irani Papel e Embalagem lança fundo para investir em startup

Dentro do ciclo atual de investimentos, há cinco projetos em execução e dois que ainda dependem de aprovação do conselho de administração, incluindo a ampliação de produção de papel em Minas Gerais.

O otimismo é consequência da prosperidade que o setor de papéis para embalagem tem experimentado, segundo Ribas, e a tendência para curto e médio prazos é de manutenção de crescimento da demanda.

Leia mais: Greentechs criam soluções para logística reversa

Uma das macrotendências desse mercado, conforme o executivo, é a sustentabilidade, já que o papel é um negócio de economia circular por definição, e a sociedade tem demandado produtos cada vez mais ambientalmente corretos.

Leia mais: Coleta de lixo eletrônico esbarra em falta de conhecimento, diz estudo. Você sabe o que é?

“O papel vem desenvolvendo aplicações cada vez melhores para substituir principalmente o plástico, com uma vantagem competitiva que é a elevada de reciclabilidade, de 79,8%”, afirmou.

Outra tendência muito forte vem do comércio eletrônico, que consome mais embalagens do que o varejo tradicional. “O prognóstico é de crescimento de dois dígitos no próximo ano”, acrescentou.

Até por isso, a Irani não prevê queda nos preços das caixas de papelão ondulado, que vieram em alta acentuada no último um ano e meio. “A rentabilidade [no negócio de caixas] veio para ficar. Então, devemos manter uma rentabilidade muito boa nos próximos trimestres”, disse o presidente da companhia.

Conforme o executivo, o preço mais baixo das aparas, com a maior disponibilidade no sistema, afetou alguns produtos específicos, como chapas e papel miolo, mas em caixas há expectativa de pressão também porque a demanda segue forte.

A Irani pretende manter a alavancagem financeira abaixo de 2,5 vezes, pela relação entre dívida líquida e resultado operacional (Ebitda), mesmo em momentos de investimento, de acordo com o diretor...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT