Israel: Netanyahu não terá caminho fácil para formar novo governo, aponta boca de urna

Pesquisas de boca de urna mostram que as eleições realizadas nesta terça-feira em Israel não tiveram um vencedor claro, o que significa que o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu pode ter dificuldades para costurar uma nova coalizão para permanecer no poder.

Os levantamentos feitos pelas três principais emissoras de TV do país colocam o Likud, partido de Netanyahu, como vencedor do pleito, conquistando entre 31 e 33 cadeiras. Na segunda posição ficou o partido centrista Yesh Atid, liderado por Yair Lapid, com entre 16 e 18 assentos.

No entanto, somados os votos das legendas aliadas, Netanyahu não conseguirá as 61 cadeiras necessárias para ter maioria no Knesset, o parlamento do país, segundo as pesquisas de boca de urna.

Por causa dos protocolos especiais adotados por causa da pandemia de covid-19, a apuração dos votos demorará mais do que o normal. A expectativa é que os resultados possam sair na quinta-feira.

Se o resultado final estiver de acordo com as pesquisas de boca de urna, Netanyahu terá de conquistar o apoio de Naftali Bennett, um ex-aliado que agora lidera um novo partido de direita, o Yamina, para ter maioria no Knesset.

Bennett compartilha da ideologia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT