Itamaraty revoga status diplomático de representantes do governo Maduro

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta sexta-feira (4) que formalizou a declaração de representantes do governo chavista da Venezuela, do presidente Nicolás Maduro, como "personae non grata" no Brasil. As informações são do portal G1.

Isso significa que o corpo diplomático ligado ao governo Maduro no Brasil não é mais aceito como representação legítima da Venezuela. O termo jurídico, do latim, indica que esses venezuelanos não são bem-vindos em solo brasileiro como funcionários de governo. A decisão vale para diplomatas, cônsules e funcionários de apoio administrativo.

No comunicado, o Itamaraty enfatiza que a declaração de "personae non grata" não representa uma expulsão dos diplomatas. Se optarem por permanecer no Brasil, entretanto, os funcionários do governo Maduro não terão status diplomático ou consular, nem imunidades e privilégios.

Em maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso proibiu que o Brasil forçasse a remoção dos aliados de Maduro durante a pandemia de covid-19.

"A declaração de 'personae non grata' não equivale, portanto, à expulsão ou qualquer outra medida de retirada compulsória do território nacional", diz o comunicado divulgado pelo Itamaraty nesta sexta.

Em março, o governo Bolsonaro já tinha determinado a remoção de quatro diplomatas brasileiros e de 11 funcionários que atuam na embaixada na Venezuela. Na época, o Brasil esperava que o governo venezuelano tomasse atitude recíproca – o que não aconteceu.

No mês seguinte, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil enviou...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT