Japão planeja exigir que grandes empresas divulguem relatórios sobre riscos climáticos

O regulador financeiro do Japão planeja exigir que grandes empresas relatem suas emissões de gases de efeito estufa e divulguem outras informações relacionadas ao clima, disseram fontes ao “Nikkei Asia”. A iniciativa afetaria cerca de 4 mil companhias, inclusive as que estão listadas na Bolsa de Valores de Tóquio.

As novas diretrizes da Agência de Serviços Financeiros (FSA) ajudariam investidores e instituições financeiras a entenderem melhor os riscos e as oportunidades de lucro que as empresas podem ter devido às mudanças climáticas.

A expectativa é que a medida passe a ser exigida de parte das companhias em abril de 2022 e das demais em 2023.

A FSA poderá exigir que as empresas façam relatórios de acordo com as regras da Task Force on Climate-related Financial Disclousures (TCFD), uma estrutura desenvolvida pelas autoridades financeiras de outras economias importantes.

O TCFD está estruturado em quatro áreas temáticas: métricas e metas, governança, estratégia e gestão de riscos. A FSA quer que as empresas divulguem informações relacionadas às mudanças climáticas nesses quatro temas.

As companhias teriam de divulgar, por exemplo, os níveis de emissões de gases de efeito estufa e estimativas dos impactos negativos das mudanças climáticas sobre seus negócios. Além disso, seria preciso informar como a administração...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT