Juízes federais pedem que Brasil dê visto humanitário a magistradas afegãs

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) pediu ao Itamaraty que conceda visto humanitário a magistradas afegãs para que elas sejam acolhidas no Brasil, devido ao risco a que estão submetidas com o regime Talibã, grupo extremista que assumiu o controle do Afeganistão.

No ofício enviado ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Ajufe aponta que 270 juízas afegãs estão com seus direitos fundamentais fragilizados, impedidas de deixar o país e sob risco de serem perseguidas, justamente por causa de julgamentos e condenações envolvendo membros do Talibã.

De acordo com a Ajufe, o visto humanitário está previsto nos termos da convenção referente ao Estatuto dos Refugiados. Além disso, a Lei de Migração possibilita que o Brasil conceda asilo às magistradas. A entidade pediu uma reunião com o chanceler Carlos Alberto França para tratar do assunto.

O presidente da Ajufe, Eduardo André...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT