Juros futuros abrem em queda com petróleo; dólar recua seguindo exterior

A derrocada dos preços do petróleo nos mercados internacionais neste início de semana ajuda a aliviar a pressão na curva de juros futuros e as taxas abriram o pregão de terça-feira em queda. O dólar comercial operava em baixa nos primeiros negócios refletindo o enfraquecimento da moeda no exterior, enquanto a cautela marcava o ambiente externo em meio ao crescimento dos casos de covid-19 na China.

Por volta de 9h30, a taxa do contrato futuro de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 cedia de 13,29% no ajuste anterior para 13,155%; a do DI janeiro de 2024 diminuía de 13,22% para 13,05%; a do DI janeiro de 2025 tinha queda de 12,68% para 12,49%; e a do DI janeiro de 2027 recuava de 12,50% para 12,31%.

O recuo dos juros globais também contribuía com o alívio na curva a termo, já que os rendimentos do título do Tesouro americano (Treasuries) de dez anos caíam de 2,144% para 2,109% com o clima negativo para ativos de risco no exterior e busca por segurança. No mercado de títulos soberanos, os juros e os preços dos papéis caminham em sentidos opostos.

O dólar comercial cedia 0,40%, cotado a R$ 5,0991 no mercado de câmbio à vista, acompanhando a dinâmica vista entre emergentes. No mesmo horário, frente a pares do real, a moeda americana tinha baixa de 1,1% contra a lira turca e de 0,2% em relação ao peso mexicano, enquanto subia 0,3% ante o rand sul-africano.

Apesar da surpresa positiva com os dados da economia chinesa de janeiro e fevereiro, o Bradesco nota que o aumento dos casos de infecção por covid-19 no país traz temores de que a economia local volte a arrefecer, contaminando o humor dos ativos no exterior. Nos primeiros dois meses do ano, a produção industrial avançou 7,5% na comparação interanual, enquanto as vendas no varejo cresceram 6,7% na mesma métrica, ambos acima das expectativas do mercado.

De outro lado, em um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT