Juros futuros encerram a semana em queda firme

O mau humor com ativos de risco tanto no exterior quanto no mercado local não impediu que os juros futuros fechassem em queda firme nesta sexta-feira (11), no momento em que o fluxo de capital estrangeiro para mercados emergentes continuou a imperar. O dia, inclusive, foi de volatilidade elevada e, no início da tarde, movimentos técnicos fizeram com que as taxas enfrentassem um recuo significativo, de mais de 20 pontos-base em alguns vértices. O fenômeno, contudo, teve curta duração..

No fim da sessão regular, ás 16h, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 cedeu de 3,08% no ajuste anterior para 3,005%, após chegar a 2,855%, na mínima do dia; a do DI para janeiro de 2023 recuou de 4,46% para 4,345%; a do contrato para janeiro de 2025 caiu de 6,03% para 5,93%; e a do DI para janeiro de 2027 passou de 6,83% para 6,75%.

Embora as taxas tenham tido uma manhã de oscilação em margens estreitas, o mercado teve maior volatilidade no início da tarde, em um dia sem grandes novidades. Anunciada antes da abertura dos negócios, a desistência do senador Márcio Bittar (MDB-AC) de apresentar relatório da PEC Emergencial neste ano e de adiar a divulgação para fevereiro não teve impacto significativo na curva, embora os agentes se mantenham atentos às discussões fiscais.

Apesar disso, o fluxo de capital estrangeiro para mercados emergentes continua a fazer preço na curva. Em relatório enviado a clientes, os estrategistas Carlos Carranza, George Christou e Gisela Brant escrevem que a recuperação dos fluxos para ativos brasileiros tem sido forte e contempla a renda fixa, especialmente em papéis prefixados. “As posições não são tão leves como eram logo após o início da pandemia. A participação estrangeira em LTNs e em NTN-Fs é de 16% e 45%, respectivamente, apenas 2 pontos abaixo dos números de dezembro”, nota o J.P. Morgan.

Um profissional de renda fixa, que prefere não se identificar, nota que a queda brusca das taxas no início da tarde se...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT