Lagarde considera absurdo rumor de que deixaria socorro à grécia

ATENAS O clima entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o governo grego sofreu mais um abalo no fim de semana. Depois de o site Wikileaks vazar, no sábado, documentos que mostravam o FMI analisando sair do pacote de socorro financeiro à Grécia, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, decidiu pedir esclarecimentos à diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde. Esta classificou a história de absurda.

As conversas teriam ocorrido em 19 de março, entre Poul Thomsen, diretor do departamento europeu do FMI, e Delia Velculescu, chefe da missão do Fundo na Grécia. Segundo os documentos, Thomsen teria dito que, no passado, só se tomava uma decisão quando “eles estavam prestes a realmente ficar sem dinheiro e dar um calote”. No que Delia teria respondido “precisamos de um acontecimento”.

’TRANSPARÊNCIA DE DIÁLOGO’

Thomsen teria, então, afirmado que, sem a participação do FMI, a Alemanha poderia finalmente ceder nas negociações. O governo alemão é o que mais se opõe a um alívio para a dívida da Grécia, que, além de recessão, está recebendo um imenso fluxo de refugiados tentando entrar na UE.

“O governo grego pediu ao FMI explicações sobre se o estabelecimento de condições para um calote da Grécia, imediatamente antes do referendo britânico, é a posição oficial do Fundo”, afirmou em nota a porta-voz do governo, Olga Gerovasili. Já Tsipras afirmou, em entrevista ao jornal grego “Ethnos”, que “algumas pessoas estão jogando com o objetivo de nos desestabilizar. Nós não permitiremos que Thomsen destrua a Europa.”

Lagarde, em nota divulgada ontem no site do Fundo " endereçada pessoalmente a Tsipras ", afirmou que “qualquer especulação de que a equipe do FMI estaria pensando em usar um acontecimento de crédito como uma tática de negociação é simplesmente absurda”.

“O FMI conduz suas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT