Lagarde diz que meta simétrica não significa que inflação acima de 2% será bem-vinda

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quinta-feira que a nova meta simétrica de inflação da autoridade monetária da zona do euro não significa que uma elevação dos preços acima de 2% ao ano será bem-vinda após um longo período de pressão inflacionária deprimida.

"Não estamos usando uma meta de inflação média, como a do Fed", esclareceu Lagarde em entrevista coletiva dada após a divulgação da revisão estratégica do BCE, que, de acordo com ela, foi aprovada de forma unânime pelos membros do Conselho de Política Monetária (MPC).

O BCE anunciou mais cedo a adoção de uma meta simétrica de inflação de 2% ao ano, acima da política atual, de "pouco abaixo de 2%", aumentando a tolerância para acomodar os países do sul da Europa, como a Itália, que estão preocupados com o efeito de uma retirada antecipada de estímulos.

"Sabemos que a inflação não estará constantemente na meta de 2%. Pode haver desvios moderados e temporários em ambas as direções dos 2%. E isso está OK. O que nos preocupa muito é qualquer desvio significativo, sustentado e durável da meta", afirmou Lagarde, esclarecendo também que desvios em ambas as direções são igualmente indesejáveis.

A presidente do BCE disse que, em caso de um desvio significativo e sustentado da meta, o BCE tomará ações "forçosas e persistentes" para evitar que a expectativa de inflação fique ancorada em níveis mais baixos. Ela também disse acreditar que o atual aumento da inflação na zona...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT