Lagarde: Economia da zona do euro segue nos trilhos, mas há longo caminho pela frente

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira que a recuperação econômica da zona do euro segue "nos trilhos", mas reconheceu que a ainda há "um longo caminho pela frente" antes que os danos da pandemia sejam revertidos.

Em entrevista após a divulgação do comunicado de política monetária da reunião do BCE, concluída nesta quinta, Lagarde disse que a instituição vê um forte crescimento no terceiro trimestre, com a reabertura econômica e a recuperação dos serviços.

A disseminação da variante delta da covid-19, porém, é uma fonte crescente de preocupação, ameaçando atrapalhar a recuperação do setor de serviços, ela ponderou.

Questionada sobre o novo "forward guidance" do BCE – atualizado para acomodar a nova meta de inflação da autoridade monetária, adotada após a revisão estratégica concluída há duas semanas –, Lagarde disse que a comunicação reflete o desejo de não apertar as condições financeiras prematuramente.

"A revisão da comunicação tem o intuito de indicar que não gostaríamos de apertar as condições financeiras prematuramente. Devemos ter paciência", disse a banqueira central. Segundo ela, o conselho não aprovou o "forward guidance" novo de maneira unânime.

Lagarde ressaltou também que "muitas empresas e famílias se...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT