Lagarde prevê desaceleração na Europa e promete ajustes para próxima reunião

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, confirmou hoje que todo os integrantes do conselho da instituição concordam que serão necessários ajustes às ferramentas de política monetária na próxima reunião, em dezembro.

Lagarde disse que a expectativa dos integrantes do BCE é de que os dados econômicos sofram uma forte desaceleração no quarto trimestre, mas disse também que eles não sabem se isso vai levar a uma contração da atividade. "O dado do PIB do terceiro trimestre, que será divulgado amanhã, pode surpreender positivamente, mas esperamos uma piora no quarto trimestre. E o motivo disso é que achamos que os dados de novembro serão negativos", disse.

Questionada sobre mudanças ao programa emergencial de compras de ativos (PEPP, na sigla em inglês), a presidente do BCE se limitou a dizer que esta será apenas uma das ferramentas que serão reavaliadas até dezembro e que os reajustes "dependerão do progresso da pandemia e da resposta da política fiscal".

O comunicado de política monetária de dezembro trará também as projeções macroeconômicas revisadas da instituição, o quem de acordo com a presidente da instituição, permitirá que eles façam uma reavaliação "completa" das ferramentas de política monetária.

Lagarde apontou que a recuperação econômica...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT