Licença para Adoção

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas105-106

Page 105

Repete-se. Até o advento da Lei n. 6.136/74, a licença à maternidade era dever nitidamente laboral. Com esta norma, a responsabilidade pelo desembolso foi social e juridicamente atribuída a Previdência Social.

Considerada a maternidade como contingência protegível o instituto trabalhista transformou-se em benefício previdenciário; a razão da transferência do ônus pecuniário teria sido evitar discriminação contra as mulheres.

O salário-maternidade é prestação trabalhista cometida à previdência social, espécie de licença médica remunerada em razão da incapacidade para o trabalho decorrente da gestação, do parto e do aleitamento.

A Lei n. 10.421/02 criou o salário-maternidade da mãe adotante, acrescentando um art. 392-A à CLT. Ali ficaram estabelecidos três períodos de licença conforme a idade da criança adotada.

À empregada que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança será concedida licença-maternidade nos termos do art. 392, observado o disposto no seu § 5º.

No caso de adoção ou guarda judicial de criança até 1 ano de idade, o período de licença será de 120 dias.

No caso de adoção ou guarda judicial de criança a partir de 1 ano até 4 anos de idade, o período de licença será de 60 dias.

No caso de adoção ou guarda judicial de criança a partir de 4 anos até 8 anos de idade, o período de licença será de 30 dias.

A licença-maternidade só será concedida mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã.

O INSS pagará o benefício nos mesmos moldes do salário-maternidade das mães naturais. Ou seja, o empregador doméstico faz o pagamento dos dias e deduz o valor no Simples Doméstico, atendendo, destarte, o dever trabalhista a ordem previdenciária.

A medida foi muito bem recebida pela população obreira, tanto que em 2008 foram concedidos 1.644 benefícios e no primeiro semestre de 2009 já somavam 877 benefícios em todo o País. Esse estímulo à maternidade entre outros aspectos da desburocratização do processo pode ser responsável pela...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT