Líderes da Finlândia anunciam apoio à entrada na Otan

Líderes da Finlândia anunciaram nesta quinta-feira (12) que defendem a entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um movimento que abre o caminho para uma expansão histórica da aliança militar ocidental após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

A declaração de apoio, que representa um abandono da política de neutralidade adotada pela Finlândia, foi feita em conjunto pelo presidente do país, Sauli Niinistö, e pela primeira-ministra, Sanna Marin, após semanas de discussões entre as autoridades.

Com o anúncio, a adesão da Finlândia à Otan é praticamente certa, embora alguns procedimentos ainda precisem ser realizados pelo país para que o processo de inscrição tenha início. A vizinha Suécia deve anunciar nos próximos dias apresentará uma candidatura para entrar na aliança militar Ocidental.

Leia mais:

“A Finlândia deve solicitar a adesão à Otan sem demora. Esperamos que as medidas nacionais ainda necessárias para tomar essa decisão sejam adotadas rapidamente nos próximos dias”, disseram Niinistö e Marin em um comunicado. “A adesão à Otan fortaleceria a segurança da Finlândia.”

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a aliança militar receberá Finlândia e Suécia — ambos com forças armadas fortes e modernas — de braços abertos e que espera que o processo de adesão seja rápido.

Niinistö já havia indicado ontem que apoiaria a entrada da Finlândia na Otan, ao dizer que apenas a Rússia poderia ser responsabilizada pelo país optar por aderir à aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

“Vocês [russos] causaram isso. Olhem para espelho”, disse ele após anunciar um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT