Líderes pedem substituição de Aguinaldo Ribeiro da liderança da Maioria da Câmara

Sob o comando do líder do PP na Câmara, Arthur Lira (PP-AL), líderes partidários de dez legendas protocolaram nesta terça-feira um requerimento para que o líder da Maioria na Casa, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), seja substituído. Diante da disputa entre dois correligionários, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), entrou em campo e foi ao plenário para tentar convencer o alagoano a abrir mão da ofensiva contra o relator da reforma tributária.

Segundo fontes, o recolhimento das assinaturas ocorreu há cerca de um mês, mas o movimento “ganhou corpo” na semana passada após o DEM e o MDB formalizarem a saída do bloco comandado por Lira. O desembarque foi visto como uma derrota do parlamentar do PP, que atua como líder informal do governo na Câmara.

O episódio também tem como pano de fundo a disputa pelo comando da Casa. Aguinaldo Ribeiro e Lira querem suceder Maia no cargo.

Entre os que apoiam a iniciativa, prevalece o argumento de que Aguinaldo Ribeiro já não representa a vontade majoritária das legendas de centro. Além disso, outra justificativa seria que o parlamentar paraibano ficaria sobrecarregado com o cargo da liderança da Maioria na Câmara e com a relatoria da reforma tributária.

Assim que lideranças demonstraram disposição em protocolar o requerimento na semana passada, alguns parlamentares signatários do pedido avaliaram retirar as assinaturas por considerarem que Lira estaria usando o ato politicamente.

A ofensiva, então, foi temporariamente para a geladeira para evitar que o movimento fosse visto como...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT