Lucro da Blau Farmacêutica mais que dobra no 4º tri, e aquisições estão no radar

A Blau Farmacêutica reportou lucro líquido de R$ 93 milhões no quarto trimestre de 2022, mais do que o dobro do lucro de R$ 44 milhões do mesmo período do ano anterior. A receita cresceu 4,8% em base anual, para R$ 367 milhões. A empresa prevê um ano positivo em 2023, com novas aquisições.O Ebitda cresceu 31,2% no quarto trimestre em base anual, para R$ 120 milhões, com margem Ebitda de 32,6%, alta de 6,55 pontos percentuais ante o quarto trimestre de 2021.A oscilação da valorização do dólar ante o real contribuiu para a formação da rentabilidade na companhia, que possui muitos insumos importados, segundo o diretor-presidente e fundador da Blau, Marcelo Hahn, em entrevista ao Valor. Além disso, o aumento dos juros gerou maior rentabilidade sobre o caixa da companhia, diz.Em 2022 como um todo, o lucro totalizou R$ 360 milhões, alta de 11,3% ante 2021, enquanto a receita cresceu 3% na mesma base de comparação, para R$ 1,4 bilhão. O Ebitda recuou 0,6%, para R$ 474, com margem de 33,7%, baixa de 2,2 pontos percentuais.Segundo Hahn, a empresa enfrentou um ambiente de incertezas e maior volatilidade em 2022, cenário competitivo forte e desafios macroeconômicos, e ainda assim conseguiu entregar um resultado consistente. "Conseguimos mostrar que estamos inseridos em um mercado resiliente."Hahn também afirma que os resultados do ano foram impactados de forma negativa pelo aumento da concorrência da imunoglobulina, um dos produtos líderes na formação da receita, refletindo uma liberação do governo para medicamentos sem registros, o que foi revertido no início do terceiro trimestre e caminha para a normalização.Segundo a empresa, 62,6% do faturamento foram provenientes do segmento de biológicos, cuja receita cresceu 9,2% e somou R$ 230 milhões. "É o negócio principal da companhia, os maiores investimentos são feitos nessa área. Medicamentos biológicos são o futuro, o mercado está crescendo", diz Hahn.Já 23,6% da receita vieram do setor de especialidades, que reportou queda de 4% nas vendas, para R$ 87 milhões, com impacto da forte concorrência e deflação de preços de medicamentos da área hospitalar. A empresa diz estar otimista para a unidade em 2023, com uma nova planta, ritmo forte de lançamentos e processo de amadurecimento dos novos produtos.Por fim, a unidade de produtos oncológicos respondeu por 4,9% da receita total, com redução de 5,9% nas...

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