Lula debate criação de instituto tecnológico da Amazônia em reunião com ambientalistas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na segunda-feira (18), na Fundação Perseu Abramo (FPA), com ambientalistas e pesquisadores para discutir propostas para a proteção do Meio Ambiente e de desenvolvimento sustentável. Representantes dos partidos da frente de oposição - Rede, PC do B, PV e PSB - também participaram.

De acordo com o PT, para reforçar o combate ao desmatamento, foram discutidas ações como o fortalecimento do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), além da possibilidade da criação do Instituto Tecnológico da Amazônia para estimular pesquisa, gerar valor agregado e verticalizar a estrutura produtiva da região.

“Tivemos um exemplo interessante do açaí, que gera cerca de R$ 1 bilhão na produção. No entanto, nos EUA, o açaí é processado e vira cerca de 50 produtos diferentes, que geram 15 bilhões de dólares. Precisamos gerar valor agregado e para isso precisamos de um novo tipo de indústria, que valorize a produção regional”, afirmou, por meio de nota, o ex-ministro Aloizio Mercadante, um dos coordenadores do plano de governo de Lula e presidente da Fundação.

Outro ponto debatido foi o desmatamento da Amazônia. Segundo reportagem da “Folha de S.Paulo”, os primeiros três meses de 2022 bateram recorde em alertas de devastação no histórico recente dos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inspe), chegando perto de uma área de 1.000 km² de floresta derrubada. Antes do ano atual, somente 2020 tinha tido o primeiro trimestre do ano com tamanho destruição, com 796,95 km² de floresta derrubada.

“É a primeira decisão a ser tomada. Reduzimos o desmatamento de forma substancial em um esforço gigantesco que está sendo perdido, com 300% a mais de área desmatada no atual governo”, disse Mercadante na reunião.

Outras propostas debatidas foram a "criação de uma empresa nos mesmos moldes da Embrapa voltada à...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT