Maia pede harmonia entre Poderes e foco no combate ao coronavírus

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um discurso nesta terça-feira em nome das "relações harmoniosas" e pela "pacificação dos espíritos" entre os Poderes. Na avaliação de Maia, o grande desafio do Brasil é superar a covid-19 e a crise econômica, mas preservando, principalmente, a democracia, frase que ele repetiu duas vezes.

O pronunciamento foi feito na abertura da sessão deliberativa da Casa e teve como motivação o "momento" político. O apelo por união acontece no mesmo dia em que o governador do Rio Janeiro, Wilson Witzel (PSC-RJ), foi alvo de uma operação da Polícia Federal, o que gerou questionamentos sobre o uso política do órgão. O presidente Jair Bolsonaro elogiou a ofensiva do órgão contra o governador, seu desafeto político.

"Nosso grande desafio é derrotar o coronavírus, vencer a gravíssima crise social e econômica que está à nossa frente, preservando a nossa democracia. Repito, preservando a nossa democracia. Enfim, temos feito muito, mas há ainda muito o que fazer. Armados do espírito de resiliência e da capacidade de trabalho do nosso povo, haveremos de conseguir. Essas, aliás, são as únicas armas que nós, brasileiros, devemos portar: a fé na capacidade de trabalho, na força de vontade para enfrentar e vencer obstáculos e na crença na Justiça de nosso regramento institucional. É hora de todos nós elevarmos o nível do nosso entendimento, das nossas palavras e das nossas ações, para nos tornarmos dignos de liderar o povo brasileiro", disse.

Maia disse que "sentiu necessidade" de passar essa mensagem para os parlamentares. "O momento se impôs à nossa extensa e árdua agenda de compromissos legislativos. Essas palavras nasceram do coletivo desta Casa. Chegara a nós a partir das vozes da sociedade civil. Impuseram-se em razão da necessidade do diálogo respeito entre os Poderes, princípio basilar da democracia. Faço desse momento um convite à pacificação dos espíritos. Vigilantes e desarmados de preconceitos de qualquer ordem, temos que trabalhar pelo Brasil", complementou.

O presidente da Câmara também fez um gesto ao Palácio do Planalto, ao elogiar a tentativa do governo federal de construir uma base aliada. A afirmação faz referência a aproximação entre Bolsonaro e o grupo conhecido como...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT