Mais de 80% das escolas municipais mantêm aula remota

A maior parte das escolas municipais do Brasil iniciou o ano letivo de 2021 de forma remota e seguiu neste modelo após a confirmação da segunda onda da pandemia de covid-19, mostra um estudo divulgado nesta quinta-feira (22) pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Segundo o levantamento, 83,8% das redes municipais começaram as atividades de 2021 de forma remota, e 84,6% mantiveram as escolas fechadas após o aumento de casos e óbitos pelo vírus.

Foram ouvidas 3.355 redes, que respondem por 13 milhões de estudantes, ou cerca de 60% das escolas municipais do país. O estudo foi realizado em conjunto com o Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e foi concluído no dia 9 de julho.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, ressalta que há um ponto de apreensão sobre a elaboração de medidas sanitárias. Segundo a pesquisa, 40,4% das redes municipais ainda não concluíram a construção dos protocolos sanitários. "Vale a ressalva que houve troca de prefeitos e secretários em 2021, o que pode ter atrapalhado esse processo", disse.

Para realizar as atividades não presenciais, a ampla maioria das escolas municipais utiliza material impresso (98,2%) e orientação por WhatsApp (97,5%), segundo a pesquisa. Entre um levantamento anterior e a nova pesquisa, cresceu de 61% para 70% as redes que utilizam aulas gravadas e aplicativos de educação.

Para o segundo semestre, 71,8% dos municípios dizem que o principal desafio é buscar os alunos que não estão acompanhando as atividades e, portanto, correm risco de evasão escolar. Além disso, a conectividade dos alunos e a adequação de infraestrutura das escolas são...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT