Mais de 80% dos pais querem vacinar filhos contra covid-19, diz estudo da Fiocruz

Levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que a grande maioria dos pais deseja vacinar seus filhos contra covid-19. Em comunicado sobre a pesquisa, chamada pela instituição de "VacinaKids" e realizada entre 17 de novembro e 14 de dezembro pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) com 15.297 participantes, a fundação detalhou que mais de 80% dos entrevistados informaram intenção de imunizar seus filhos contra a doença.

O universo da pesquisa contou com cerca de 70,55% entrevistados da região Sudeste, 11,13% da região Sul, 8,27% da região Nordeste, 7,6% da região Centro-Oeste e 2,4% da região Norte.

A fundação detalhou ainda que os dados apontam hesitação em vacinar contra covid-19 de 16,4% de pais de crianças entre 0 e 4 anos, 14,9% de pais de adolescentes e 12,8% de pais de crianças entre 5 e 11 anos.

Entre os pais hesitantes em imunizar contra a doença, minoria na pesquisa, algumas crenças e pensamentos foram vistos associados com alto percentual de hesitação em vacinar crianças contra a covid-19. Entre eles estão: afirmam terem muito medo de reações adversas à vacina; subestimam a gravidade da pandemia; creditam que quem teve covid-19 não precisa vacinar, entre outros motivos.

Para a coordenadora do estudo, a pediatra e pesquisadora clínica do IFF/Fiocruz, Daniella Moore, vacinar crianças é uma oportunidade "para conter o vírus, fortalecer a imunidade coletiva, aumentar a segurança do retorno escolar presencial e, o mais importante, proteger as crianças e adolescentes.

A Fiocruz lembrou que, para vacinação de crianças contra covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas que atuam no dia a dia com crianças e imunização. A vacina foi considerada segura, imunogênica (capaz de produzir defesas) e eficaz na fase 3 para a faixa etária de 5-11 anos, lembrou a instituição. Os técnicos da fundação apontam, ainda, que essa segurança foi confirmada por um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos baseado na experiência da aplicação de 8,7 milhões de doses de vacinas nessa faixa etária.

"Dessas 8,7 milhões de doses, foram notificados 4.249 eventos adversos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT