Mandetta: Governo tem promessa de entrega de 8 mil respiradores

Ministro disse que país monitora comportamento do mercado mundial de respeitadores e EPIs O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta quinta-feira que o governo está monitorando como o mercado mundial de equipamentos de proteção individual (EPIs) e respiradores para o tratamento da covid-19 se comporta pelos próximos 30 dias.

O Palácio do Planalto está em alerta porque os Estados Unidos fizeram uma compra em massa de itens como máscaras e gorros da China, o que acabou gerando o cancelamento dos contratos de importação do Brasil.

Segundo Mandetta, apesar disso o governo tem uma promessa de entrega de 8.000 respiradores e ainda uma compra de 200 milhões de unidade de equipamentos.Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

"Hoje foi mais um dia de medidas para colocar o sistema em mais equilíbrio. Ontem, assinamos promessa de entrega de 8 mil respiradores. Temos 30 dias para recebê-los, vamos ver como mercado funciona nos próximos 30 dias", disse o ministro em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

"Agora que o mercado chinês vai voltar a produzir, tem que repor todo o estoque que deixou de ser utilizado. Fomos um dos últimos países que conseguiram adquirir 40 milhões de unidades de EPIs. Firmamos também um contrato de 30 dias para a aquisição de 200 milhões de unidades", explicou.

Parcerias com os EUA

Mandetta disse também que reuniu-se com integrantes da Embaixada dos EUA no Brasil nesta quinta-feira para discutir parcerias no combate ao novo coronavírus, inclusive na questão dos EPIs.

Segundo ele, uma possibilidade é os EUA enviarem os insumos necessários para a produção de máscaras N95, uns dos itens essenciais para proteção de médicos e enfermeiros, para que esses produtos fossem produzidos aqui.

"Devemos trabalhar uma coisa conjunta para que trazendo matéria-prima nossas fábricas possam produzir as máscaras N95. Temos já cooperação, já com linhas conjuntas", afirmou.

Distribuição aos Estados

Ainda sobre os EPIs, Mandetta disse que o governo federal começará a disponibilizar em seu site todo o repasse de equipamentos que estão sendo feito para os Estados. Segundo ele, todos os Estados já estão abastecidos, inclusive com falta de espaço para estocar esses itens.

"Tem muito governador que fala ‘recebi isso ou aquilo’, então vamos mostrar tudo, abrir tudo. Estados não têm onde colocar mais esses itens. Eles estão superabastecidos e alguns que não têm onde estocar isso", afirmou.

Pesquisa sobre a cloroquina

O ministro da Saúde...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT