Medidas relativas ao ambiente

Autoruffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado.
Páginas88-95

Page 88

As medidas de controle da exposição aos particulados são:

- medidas relativas ao ambiente;

- medidas relativas ao homem.

A Substituição do produto tóxico ou nocivo

Este procedimento técnico nem sempre é possível, em vista do pouco avanço tecnológico e científico em que se encontra o parque industrial brasileiro, mas, quando for possível, é a maneira mais segura de eliminar ou minimizar o risco da exposição.

Podemos exemplificar, citando, por exemplo, a substituição do chumbo por óxidos menos tóxicos, tais como óxido de titânio e zircônio. Na fabricação e manipulação de camadas vitrificadas e tintas, podemos substituir o chumbo pelos sais de zinco. Outro exemplo importante é a substituição da areia contendo sílica livre por granalha de aço, nas operações de jateamento de peças, visto que se reduz sensivelmente o risco de silicose (quando não se tratar de peças fundidas). Aliás, o Ministério do Trabalho proíbe o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou úmida como abrasivo (Portaria n. 99, de 19 de outubro de 2004 do MTE).

B Mudanças ou alteração do processo ou operação

Consiste na alteração do processo produtivo, por exemplo:

- Utilização de pintura por imersão, em vez de pintura utilizando pistola.

- Mecanização e automatização de processos - ensacamento de pós.

Page 89

C Encerramento ou enclausuramento da operação

Consiste no confinamento da operação, objetivando, assim, impedir a dispersão do contaminante para todo o ambiente de trabalho. O confinamento pode ou não incluir o trabalhador. Quando houver processos produtivos que gerem grandes quantidades de contaminantes e o trabalhador estiver inserido no enclausuramento, a ele deverá ser obrigatoriamente fornecido equipamento adequado de proteção pessoal, independentemente de haver ou não sistema de exaustão.

D Segregação da operação ou processo

Consiste, basicamente, no isolamento da operação, limitando seu espaço físico fora da área de produção. Normalmente utiliza-se este controle quando não se pode mudar o processo produtivo, e o agente agressivo atinge outros trabalhadores, contaminando-os, sem que eles participem da operação.

A adoção desse processo implica diminuir o número de trabalhadores expostos aos riscos, sem, contudo, deixar de levar em conta que os trabalhadores expostos ao risco deverão necessariamente fazer uso de medidas de proteção individual.

A segregação pode ser feita no espaço ou no tempo.

Segregação no espaço consiste em isolar o processo a distância. Segregação no tempo significa executar uma tarefa fora do horário normal, reduzindo igualmente o número de trabalhadores expostos.

Como exemplo, temos: jateamento de areia fora da área produtiva - segregação no espaço; serviços de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT