Mercado está mais otimista que BC com perspectivas para economia, diz Kanczuk

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk, afirmou nesta quinta-feira que a situação “se inverteu” e agora o mercado está mais otimista do que a autoridade monetária com as perspectivas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

“Quando a gente tinha 3,6% [de projeção de crescimento], o mercado tinha 3,2%. A gente estava mais otimista. Boa parte se devia ao [desempenho da economia] segundo semestre”, disse. “Nossa projeção de 4,6% está menos otimista do que os 5% do mercado, [cuja projeção continua] subindo. O segundo semestre do mercado está mais pujante. O nosso é um belo número, mas o mercado está mais pujante.”

Ele destacou possíveis riscos à atividade econômica, como o surgimento de novas cepas do coronavírus, problemas na oferta das cadeias produtivas e crise hídrica.

Sobre as contas externas, Kanczuk chamou a atenção para a revisão para cima, feita pelo BC, da entrada líquida de investimentos em carteira no Brasil neste ano. “É uma coisa relevante [ligada a] movimento de câmbio contratado. O principal efeito é o diferencial de juros entre o Brasil e economias internacionais. Subiu o carrego em favor do Brasil”, notou, lembrando que a revisão da entrada dos investimentos carteira melhorou as perspectivas para a conta financeira como um todo.

O diretor de política econômica do BC disse...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT