México vê alta de casos de covid-19 em Estados turísticos

Os casos de covid-19 estão crescendo em todo o México, principalmente nos Estados mais visitados pelos turistas estrangeiros: Quintana Roo, no Caribe, e Baixa Califórnia Sul, no noroeste do país, que continuam abertos aos viajantes sem restrições.

Segundo dados das autoridades de saúde, as duas regiões estão enfrentando a maior onda de infecções desde o início da pandemia, um aumento que coincide com o período das festas de fim de ano.

No caso da Baixa Califórnia Sul, mais de 700 casos foram registrados no último dia 27, superando o recorde que havia sido estabelecido em julho. Em Quintana Roo, onde está Cancún, os contágios passaram de 27 para 484 em apenas oito dias, mas ainda abaixo da máxima de 574 atingida em agosto.

“Esta nova variante [ômicron] é muito contagiosa, mas felizmente não exige hospitalização e nem temos casos de aumento de mortes”, disse o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, em entrevista coletiva.

O México registrou o pior momento da pandemia há cerca de um ano, quando os hospitais não foram capazes de atender ao crescente número de pacientes. Na época, o país ultrapassou mais de 1,4 mil mortes por dia. Especialistas dizem que os números reais eram maiores, já que muitas pessoas não eram testadas para a doença.

No entanto, o número de infecções foi muito maior na onda de verão, que atingiu o pico em agosto, com mais de 25 mil casos confirmados em um único dia. Agora, esse número está perto de 10 mil.

O país não fechou suas fronteiras em nenhum momento e também não obrigou que os turistas apresentassem testes negativos para a covid-19. As poucas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT