Ministério de Minas e Energia aguarda decreto para iniciar estudos sobre privatização da Petrobras

A secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Marisete Pereira, disse nesta quarta-feira (08) que a pasta está aguardando a publicação de um decreto para iniciar a realização de estudos para a privatização da Petrobras.

A Petrobras foi qualificada para inclusão no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), para a realização dos estudos para a desestatização, cujo início depende da publicação deste decreto.

“A partir desses estudos a gente vai ter o desenho do modelo da desestatização da Petrobras”, disse Marisete.

Segundo ela, que participou do 19º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), realizado pelo Grupo CanalEnergia - Informa Markets, o modelo de privatização da Eletrobras não necessariamente será o mesmo para a Petrobras. Os estudos vão balizar a decisão do governo.

“É um novo estudo, com olhar sobre que tipo de medidas vamos tratar sobre os diferentes segmentos de mercado que a Petrobras atua”, completou.

A Eletrobras será privatizada por meio de capitalização, com emissão de ações em bolsa, diluindo a participação da União.

Marisete afirmou ainda que a redução de encargos e subsídios é uma medida importante para um setor elétrico sustentável.

Segundo ela, ter um orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de quase R$ 33 bilhões este ano é algo que exerce uma pressão importante sobre as tarifas de energia. “Os subsídios estão sacrificando sobremaneira o orçamento das famílias”, disse.

A...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT