Ministra de Finanças pode se tornar primeira premiê mulher da Suécia

A ministra de Finanças da Suécia, Magdalena Andersson, foi nomeada para ser a próxima líder do Partido Social-Democrata e pode se tornar a primeira-mulher a ocupar o cargo de premiê do país na história.

Andersson substituirá formalmente o atual primeiro-ministro, Stefan Löfven, como líder do partido em um congresso que será realizado em novembro. Depois, enfrentará uma votação no Parlamento para se tornar a chefe do governo de centro-esquerda que comanda a Suécia.

“Estou muito honrada”, disse ela, que lidera a economia sueca desde 2014. “Aceitar a nomeação como líder dos social-democratas foi uma grande decisão. Não é algo que você faz da noite para o dia.”

Löfven anunciou em agosto que renunciaria aos cargos de líder dos social-democratas e de premiê, que ocupa desde 2014, no congresso de seu partido em novembro.

Um dos trunfos de Anderson é que a Suécia deve realizar eleições parlamentares em setembro de 2022. Caso o Parlamento rejeite seu...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT