Moraes manda afastar delegado de inquérito sobre interferência de Bolsonaro na Polícia Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira o afastamento do delegado Felipe Leal das investigações sobre a suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF).

No despacho, Moraes também anulou pedidos de informações feitos pelo delegado que miravam atos do diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, e do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente. Para o ministro, não há "qualquer pertinência" entre as novas providências e o objeto da investigação.

Ele lembrou que o inquérito foi aberto para investigar a denúncia feita pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, em abril de 2020, de que Bolsonaro havia decidido mudar o comando da PF para blindar familiares e amigos de investigações.

Moraes citou seis pedidos do delegado que não estariam no escopo da investigação, pois se referem a atos que teriam sido adotados por Maiurino, que assumiu o comando da...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT