MPF pede revogação de nota técnica da Saúde que se opõe à vacina contra covid-19

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a revogação de uma nota técnica e de uma portaria editadas pelo Ministério da Saúde que defendem o uso da hidroxicloroquina e da ivermectina para tratamento da covid-19 e lançam dúvidas sobre a efetividade das vacinas.

As orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) e da Sociedade Brasileira de Infectologia são em sentido oposto.

Segundo as autoridades de saúde, já está pacificado na comunidade científica que a hidroxicloroquina e a ivermectina são substâncias que não previnem nem tratam a covid-19, sendo a imunização em larga escala contra a doença o único modo de combater a pandemia. A nota foi publicada pelo ministério em 22 de janeiro, no momento em que o país voltou a registrar aumento de casos e mortes provocados pela doença.

A procuradora Luciana Loureiro afirma que os documentos trazem "estudos de baixa qualidade e com graves vieses metodológicos, permitindo, portanto, que o Ministério da Saúde continue recomendando" medicamentos ineficazes.

Segundo ela, a nota técnica e a portaria devem ser suspensas não apenas devido aos possíveis efeitos colaterais dos fármacos, mas também por transmitirem à sociedade uma "falsa...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT