Municípios do RJ são liberados para aplicação da Astrazeneca com menor intervalo

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), confirmou há pouco a autorização para os municípios do Estado reduziram o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina Oxford/Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A redução será de 12 semanas para oito semanas.

A ideia é ampliar a cobertura vacinal no Estado para conter o avanço de variantes mais transmissíveis, principalmente a Delta, reportada a primeira vez na India.

Castro deu as declarações em entrevista coletiva que ocorre nesse momento, ao lado do secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe. De acordo com o governador, a decisão é "autorizativa" ou seja: cada um dos 92 municípios do Estado vai decidir se opta ou não pela antecipação de segunda dose da vacina.

“Não é uma decisão monocrática do Estado”, completou Castro, afirmando que foi definida, primeiro no âmbito da secretaria estadual de Saúde; e depois via debates no conselho de secretários municipais de saúde.

Ao falar sobre o tema, Chieppe informou que estudos mais recentes do fabricante mostram que não há perda de eficácia com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT