Na contramão de Bolsonaro, Xi Jinping defende liderança da OMS e pede esforços contra aquecimento global

Em um discurso na contramão de vários pontos defendidos pelo governo Jair Bolsonaro, o presidente chinês, Xi Jinping, defendeu a liderança da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia de covid-19, além de fazer um apelo pelo multilateralismo e pela manutenção de esforços contra o aquecimento global.

As declarações foram feitas na cúpula dos Brics, que ocorre de forma virtual, nesta terça-feira. "Devemos superar a divisão com unidade e colocar os máximos esforços em vencer o vírus", disse Xi, ao falar pouco antes do colega brasileiro.

Afirmando que o unilateralismo inflaciona disputas e confrontações entre países, o presidente da China enfatizou a necessidade de apoiar a ordem sustentada pela lei internacional e o multilateralismo - termo que o chanceler Ernesto Araújo já disse, em diversas ocasiões, evitar nos documentos e conversas no Itamaraty.

Xi não mencionou especificamente a Coronavac, vacina que está sendo produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan e é objeto de ataques de Bolsonaro, mas citou testes clínicos na fase 3 de vacinas contra a covid-19 e disse que é preciso "colocar a saúde das pessoas em primeiro lugar". Ele pediu apoio à liderança da OMS no combate à pandemia, com "solidariedade e atuação conjunta" nos esforços internacionais.

Em sua intervenção durante a cúpula, o líder chinês alertou sobre a necessidade de "ficar firme na defesa da globalização" e na rejeição de medidas protecionistas. Segundo ele, a recuperação da economia mundial pressupõe manter cadeias de fornecimento abertas e livres.

Trata-se de uma possível resposta a esforços de governos e agências internacionais que propõem iniciativas para reduzir a dependência da China no suprimento de bens industriais. O novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mauricio Claver-Carone, é um dos principais defensores do movimento de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT