O que é NFT? Posso criar um? Veja perguntas e respostas

NFT é a sigla em inglês para token não-fungível, ou seja, um certificado de propriedade que não pode ser substituído, dividido ou compartilhado.

LEIA MAIS:

A garantia da propriedade de um NFT é feita pelo blockchain, ou seja, uma rede de computadores certifica que aquele NFT é daquela pessoa específica que o comprou e de mais ninguém.

Os NFTs podem ser certificados de propriedade de ativos reais ou digitais.

Obras de arte podem ser transformadas em NFT. Para isso, é gerado um token ou certificado de que aquela obra foi criada por um determinado artista. Esse NFT, então, pode ser vendido para outras pessoas, que se tornam as proprietárias únicas da arte.

É um processo bastante diverso daquele em que uma pessoa simplesmente faz download de uma imagem no computador, pois o download não garante o título de propriedade da obra original, enquanto o NFT, sim. Uma pessoa de posse uma foto em NFT pode, por exemplo, reproduzi-la para usos comerciais, uma vez que essa pessoa se tornou a dona dos direitos autorais.

O artista Mike Winkelmann, conhecido pelo pseudônimo que usa nas redes sociais, Beeple, vendeu sua obra “Everydays — The First 5000 Days”, uma colagem com os primeiros 5 mil desenhos digitais que ele criou, por US$ 69 milhões em um leilão do NFT que dava direito de posse à obra.

Para criar um NFT é preciso primeiro criar uma carteira digital que tenha integração com o blockchain de algum criptoativo. Hoje, o blockchain mais usado para criação de NFTs é o da Ethereum.

A criação de uma carteira digital passa pela abertura de conta em alguma exchange de criptoativos, na qual o usuário deve fazer uma transferência da sua conta bancária para depois comprar a moeda desejada (como o Ethereum).

Depois que o usuário já tiver moeda digital, ele pode transferi-la para um app de carteira digital como o MetaMask. A partir daí é só conectar essa carteira com um site de compra e venda de NFTs como o Rarible.

Uma vez conectados carteira e conta em site de NFT, o usuário pode fazer upload do que quer transformar em NFT e “mintar”, palavra que significa proteger aquele determinado conteúdo por meio da transformação em um token único certificado pelo blockchain. Ao “mintar”, o usuário precisará pagar uma taxa em criptomoeda que varia dependendo do...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT