Noções de Psicologia aplicadas à negociação
Autor | Rogerio Neiva Pinheiro |
Páginas | 43-74 |
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I V − N o ç õ e s d e P s i c o l o g i a
aplicadas à negociação
1 – POR QUE A PSICOLOGIA É IMPORTANTE PARA AS
NEGOCIAÇÕES?
propostas de acordo são aceitas e outras, com as mesmas características,
são
árias formas para tentar
buscar as respostas às mencionadas perguntas.
-
modelos e campos do conhecimento(31) á dúvida de que uma
forma possível para a compreensão do comportamento das partes em sala de
audiência consiste na adoção dos conceitos e das construções da Psicologia.
Mas a título provocativo, uma primeira questão relevante a ser conside-
domínio de conceitos psicológicos, principalmente em contextos de negocia-
ções, levem à capacidade de convencimento e à busca de comportamentos
mágico e milagroso. Muitos consideram que os negociadores dotados de
domínio da psicologia poderiam agir em negociações da mesma forma que
-
visão americana CBS, o qual conta com poderes espetaculares, como com-
preender pensamentos alheios e obter comportamentos dos outros, como se
(31) KUHN, omas S. A estrutura das revoluções cientícas. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 22.
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-
úteis em processos de negociação. Muito pelo contrário,
A compreensão de noções de psicologia aplicadas pode ser útil em
-
tamentos apresentados durante o processo de negociação; (2) processos de
das emoções durante a negociação.
durante a negociação, o contato com conceitos da psicologia de forma apli-
cada permite a melhor compreensão das reações às propostas de acordo,
reações às manifestações apresentadas durante a negociação, bem como
Em relação aos processos decisórios, a sua compreensão permite melhor
entender o que está por trás das decisões que envolvem a aceitação e a
na compreensão do processo de persuasão e do papel das emoções no
tratativas de forma adequada.
2 – COMPORTAMENTOS DURANTE A NEGOCIAÇÃO
-
tamento. O mesmo se digo que se trata de uma manifestação de vontade, o
(32), não se trata
(33). No
(32) A terminologia mais frequente no ambiente acadêmico da Psicologia para se referir à presente área
é Análise do Comportamento.
(33) DE ROSE, Julio C. C. O que é comportamento? R. A.Banaco (Org.), Sobre comportamento e cogni-
ção, Vol I. Santo André: ARBytes Editora.
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trabalhistas, mais importante do que a preocupação com o referido conceito,
consiste na compreensão de duas categorias importantes de comporta-
mento, as quais correspondem ao comportamento respondente e com-
portamento operante(34).
sobre os níveis de seleção de comportamentos. Os comportamentos podem
ser compreendidos a partir das formas de estabelecimento, o que ocorre em
.
Tomando como relevantes para efeito do que interessa considerando
-
lógica evolucionista. Nem todos os comportamentos inatos que nós seres
humanos temos, sempre tivemos ao longo de nossa evolução, aplicando-se
do tamanho que têm no estágio atual. E obviamente que nisto há um sentido
de sobrevivência. Talvez nem sempre tivemos a capacidade de despertar
durante o sono como temos atualmente. Talvez nem sempre tivemos a capa-
cidade de visão e audição que temos atualmente. Mas a evolução da nossa
aprendidas, mas inatas.
aprendidos. Ao contrário dos comportamentos inatos, estabelecidos no
meio de processos de aprendizagem ao longo da nossa vida.
Com essas noções podemos entender os comportamentos respon-
dentes e operantes.
O comportamento respondente consiste naquele que decorre de uma
lógica de estímulo e resposta comportamental (expressão que equivale a
comportamento). Inclusive esta relação estímulo-resposta
denominada de contingência.
Por exemplo, quando recebemos luminosidade na nossa pupila, ocorre
uma reação de contração. No caso, a apresentação da luz corresponde
ao estímulo, ao passo que a reação de contração corresponde à resposta
-
(34) MOREIRA, Borges Márcio; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios básicos de análisedo comporta-
mento. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 48.
(35) BAUM, William M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. Porto Alegre:
Artmed, 2006, p 74.
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