Nova Zelândia abandona estratégia de “tolerância zero” com a covid-19

O governo da Nova Zelândia reconheceu nesta segunda-feira que não é mais possível eliminar totalmente a covid-19 e anunciou que mudará sua abordagem de combate ao vírus, abandonando uma estratégia de “tolerância zero”.

A primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou nesta segunda-feira um plano cauteloso para aliviar as restrições em Auckland, principal cidade do país, apesar de um surto que continua a se espalhar pela Nova Zelândia.

Desde o início da pandemia, a Nova Zelândia adotou uma estratégia de eliminação da covid-19 por meio de “lockdowns” rígidos e rastreamento agressivo de contatos. Até recentemente, a tática funcionava bem para o país de 5 milhões de habitantes, que registrou apenas 27 mortes causadas pela doença.

A situação mudou com a chegada da variante delta, mais transmissível que a cepa original do vírus, que se espalhou durante um “lockdown” total no país, decretado em agosto, depois de ser levada à Nova Zelândia por um viajante que veio da Austrália.

Desde o início do novo surto, mais de 1,3 mil casos foram registrados, sendo 29 nas últimas 24 horas. Mesmo reconhecendo a situação, Ardern destacou que as sete semanas de restrições em Auckland ajudaram a manter o surto sob controle.

“Para este surto, está claro que longos períodos de fortes restrições não nos levaram a zerar os casos”, disse a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT