Nova Zelândia descarta lockdown em caso de surto da variante ômicron

Um dos poucos países do mundo sem surtos causados pela variante ômicron docoronavírus, a Nova Zelândia descartou nesta quinta-feira a possibilidade de decretar novos lockdowns caso seja afetada por uma onda de contágios causada pela variante mais transmissível.

As declarações feitas pela primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, confirmam a guinada que as autoridades haviam prometido dar na estratégia de combate à covid-19 da Nova Zelândia, que apostou “eliminação” do vírus quando foi atingida por surtos causados por variantes anteriores.

“Esta fase da pandemia é diferente daquelas com as quais lidamos antes. A ômicron é mais transmissível”, disse Ardern. “Isso tornará mais difícil mantê-la fora [do país], mas também tornará mais difícil controlá-la quando ela chegar. Mas, como antes, quando a covid-19 muda, nós mudamos.”

O novo plano prevê que, em no máximo 48 horas após a detecção da ômicron, o país entraria em um “alerta vermelho”. Isso permitiria que as empresas permanecessem abertas e que as viagens domésticas fossem mantidas. No entanto, aglomerações seriam limitadas a no máximo 100 pessoas e crianças em idade escolar deverão usar máscaras.

Atualmente, a maior parte da Nova Zelândia está em um “alerta laranja”, que exige o uso de máscaras e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT