Nova Zelândia relaxa restrições e adota sistema para conviver com covid-19

Bares, restaurantes e academias poderão reabrir em Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, a partir do início de dezembro, mas os frequentadores terão que provar que estão totalmente vacinados contra a covid-19.

As novas regras foram anunciadas pela primeira-ministra do país, Jacinda Ardern, nesta segunda-feira. O anúncio significa o fim das principais restrições impostas na maior cidade do país desde o início de agosto.

Também sinaliza uma nova fase da resposta da Nova Zelândia à pandemia. Em vez da estratégia de “covid zero”, adotada até então, o país terá agora um sistema de cores para classificar a situação sanitária e apostará nos certificados de vacinação para avançar em sua reabertura.

O novo sistema marcará o fim dos lockdowns que a Nova Zelândia usou para eliminar os surtos da doença durante os primeiros 18 meses de pandemia, mas que não foram capazes de conter a disseminação da variante delta, mais contagiosa do que a versão original do vírus.

As regiões serão classificadas com as cores vermelho, laranja e verde, dependendo das taxas de incidência da covid-19 e de vacinação. No nível mais alto, as autoridades exigirão máscaras e imporão limites às reuniões em locais públicos. Os certificados de vacinação serão amplamente requeridos, tanto em estabelecimentos comerciais, como para viajar pelo país.

Auckland deve entrar no novo sistema como uma área vermelha...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT