Objetivo da Rússia na guerra é eliminar a Ucrânia do mapa, diz enviada dos EUA na ONU

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o objetivo da Rússia na guerra da Ucrânia é eliminar o país do mapa e acusou Moscou de realizar referendos fraudados em locais dominados por russos para justificar a ocupação.

Em reunião do Conselho de Segurança da ONU, Linda Thomas-Greenfield disse que a Rússia pretende desmembrar a Ucrânia “e dissolvê-la completamente do mapa-múndi”. Segundo ela, os EUA estão vendo sinais crescentes de que a Rússia está preparando o terreno para tentar anexar todas as regiões ucranianas do leste, como Donetsk e Luhansk, e as regiões de Kherson e Zaporizhzhia, no sul.

Leia também: Em primeira conversa, secretário de Estado dos EUA cobra Rússia sobre troca de prisioneiros

Thomas-Greenfield acusou Moscou de colocar “representantes em áreas controladas, com o objetivo de realizar referendos falsos ou decretos para se juntar à Rússia”.

Na última semana, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que objetivo russo na guerra era de depor o governo de Volodymyr Zelensky, declaração que foi...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT