OCDE projeta expansão de 2,3% para o PIB no Brasil em 2022

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta uma taxa de crescimento da economia brasileira ainda bem superior ao que o mercado agora espera, ao mesmo tempo em que aponta um cenário menos favorável para os emergentes em geral.

Em relatório interino sobre as perspectivas econômicas globais, divulgado nesta terça-feira (21), a entidade projeta agora crescimento de 5,2% da economia brasileira para 2021, ou 1,5 ponto percentual a mais do que sua estimativa de maio.

Para 2022, a taxa cai, mas sua estimativa ainda é de expansão de 2,3%, ou 0,2 ponto percentual a menos do que tinha estimado em maio. Em comparação, no mercado no Brasil várias projeções apontam agora expansão da economia abaixo de 1% no ano que vem.

A OCDE projeta inflação maior no Brasil também comparado à estimativa de maio: espera agora taxa de 7,2% neste ano, ou 1 ponto percentual a mais; e de 4,9% no ano que vem, ou 0,9 ponto percentual maior.

No geral, a OCDE considera que as perspectivas nas economias de mercados emergentes são mistas. O crescimento na China está projetado para permanecer próximo do nível pré-pandêmico. Os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT