Oi quer fechar ano com fibra óptica disponível a 8,6 milhões de domicílios

A Oi encerrou 2019 com seu serviço de fibra até a casa do cliente (FTTH, na sigla em inglês) disponível para contratação em 4,6 milhões de domicílios brasileiros, informou nesta quinta-feira o diretor-presidente da operadora, Rodrigo Abreu, em teleconferência de divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2019.

O objetivo agora é fechar 2020 com até 8,6 milhões de lares atendidos. A empresa já está presente com o serviço em 86 cidades e pretende entrar em mais 44 até o fim do ano, informou o executivo.

Abreu destacou que a empresa cumpriu 80% do que havia proposto em termos de busca de alternativas de financiamento. Como exemplos, ele citou o recebimento de créditos fiscais de PIS/Cofins no valor de R$ 3,1 bilhões e a venda da participação da Oi na operadora angolana Unitel, que rendeu à companhia R$ 4,3 bilhões. A transação foi concluída em janeiro deste ano.

Com um vasto plano de expansão da sua rede de fibra óptica no Brasil, a Oi obteve uma receita de R$ 124 milhões com o serviço de FTTH nos últimos três meses de 2019. O montante representa um crescimento de 59% ante o período de três meses imediatamente anterior.

O impacto do avanço do novo coronavírus no país até agora foi “muito pequeno” nas operações da Oi, informou o diretor-presidente. Segundo Abreu, cerca de 70% dos empregados da companhia estão trabalhando de casa por causa da pandemia.

A operação de venda de aparelhos de telefonia móvel, porém, já está sofrendo com a crise, uma vez que 100% das lojas próprias da Oi estão fechadas.

O executivo destacou que venda de serviços de fibra óptica até a casa do foi muito pouco impactada. Embora também seja feita de porta em porta, a comercialização dos serviços de FTTH tem um percentual muito alto de vendas via internet e call center.

“Estamos preocupados com a segurança de nossos colaboradores e dos nossos parceiros”, frisou Abreu, acrescentando que a companhia tem um plano de contingência para a situação. As operações de call center da Oi, por exemplo, foram adaptadas à nova realidade.

Os números de telefonia móvel também foram destaque da teleconferência com analistas. Apesar da queda nas receitas geradas por clientes de planos de telefonia pré-paga, a Oi fechou o trimestre com uma elevação de 1% em seu faturamento com serviços móveis...

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