Oito Estados têm ocupação de UTIs para covid-19 superior a 80%, aponta Fiocruz

O Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo cruz (Fiocruz), divulgou nota técnica na qual mostra que nove unidades da federação estão na zona de alerta crítico na ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS, com indicadores iguais ou superiores a 80%.

Outros 11 Estados encontram-se na zona de alerta intermediário e sete estão fora da zona de alerta. Entre as capitais, 15 estão na zona de alerta crítico, cinco na zona de alerta intermediário, cinco fora da zona de alerta e dois não têm disponibilizado suas taxas.

Para os pesquisadores do Observatório Covid-19 a persistência de taxas de ocupação de leitos de UTI em níveis críticos nos Estados e capitais do Nordeste e Centro-Oeste e no Espírito Santo chama a atenção.

Especula-se associação do quadro à movimentação induzida pelo turismo durante o verão, no Nordeste. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo parecem seguir na tendência de queda do indicador.

O documento ratifica a preocupação com o espalhamento da variante ômicron no país em áreas com baixa cobertura vacinal e recursos assistenciais precários, o que pode propiciar elevação do número de óbitos por covid-19.

Eles alertam para a necessidade de avançar com a vacinação, principalmente entre crianças de 5 a 11 anos, exigir o passaporte vacinal como política de estímulo à vacinação e endurecer a obrigatoriedade de máscaras em locais públicos, como forma de controle da covid-19.

Nove unidades federativas estão na zona de alerta crítico: Tocantins (81%), Piauí (87%), Rio Grande do Norte (89%), Pernambuco (88%), Espírito Santo (87%), Mato Grosso do Sul...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT