OMS aprova uso emergencial da Coronavac

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou nesta terça-feira o uso emergencial da Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

A decisão de hoje abre caminho para que a Coronavac seja distribuída pelo Covax Facility, o consórcio global liderado pela OMS para garantir um acesso mais equitativo às doses. Segundo a entidade, por ser facilmente armazenado, o imunizante da Sinovac é “particularmente adequado” para aplicação em áreas com poucos recursos.

A OMS recomendou que a Coronavac seja usada em adultos com 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses, com um intervalo de duas a quatro semanas entre elas. Segundo a entidade, a vacina “atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e fabricação”.

Embora ressalte que poucas pessoas com mais de 60 anos foram incluídas nos ensaios clínicos com a vacina, a OMS não determinou um limite máximo de idade para a aplicação do produto da Sinovac.

Em comunicado, a diretora-geral assistente da OMS, Mariângela Simão, afirmou que o mundo precisa “desesperadamente” de várias vacinas para lidar com a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT