OMS busca acelerar diagnósticos, tratamentos e vacinas para covid-19

Organização lança programa para garantir que todos os países possam enfrentar a pandemia A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou nesta sexta-feira um programa global para acelerar o desenvolvimento e a produção de novos diagnósticos, tratamentos e vacinas para a covid-19.

A iniciativa visa garantir que todos os países tenham as ferramentas necessárias para combater a pandemia e que eventuais métodos preventivos, testes ou remédios sejam distribuídos a todos os países do mundo de forma igualitária.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que, desde janeiro, a entidade trabalha com milhares de pesquisadores de todo mundo para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus.

Atualmente, a organização também coordena um estudo global para avaliar a efetividade de medicamentos contra o vírus, que já matou mais de 192 mil pessoas em todo o mundo.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Imagem Valor Econômico

"Experiências passadas nos ensinaram que, mesmo quando as ferramentas estão disponíveis, elas não são igualmente distribuídas a todos", disse Tedros. "Não podemos permitir que isso aconteça".

Batizado como Access To Covid-19 Tools Accelerator (ACT Accelerator), o programa da OMS conta com o apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, da União Europeia, do Banco Mundial e de lideranças empresariais e políticas de vários países do mundo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a expectativa é arrecadar 7,5 bilhões de euros (cerca de US$ 8,1 bilhões) até o início de maio para apoiar a iniciativa.

Líder de um dos países mais afetados pela pandemia, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT