OMS diz que suspensão da vacina da AstraZeneca é procedimento de rotina

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta segunda-feira que a decisão de vários países europeus de suspender o uso da vacina contra a covid-19 da farmacêutica britânica AstraZeneca e da Universidade de Oxford é um procedimento de rotina e uma prova de que os sistemas de vigilância estão funcionando.

Ele voltou afirmar que não há indícios de que o imunizante esteja causando os raros casos de coagulação sanguínea detectados e disse que o comitê de segurança de vacinas da OMS terá uma reunião na terça-feira para discutir o assunto.

“[A suspensão] não necessariamente significa que esses eventos estejam relacionados à vacinação. Mas é prática de rotina investigá-los e mostra que o sistema de vigilância funciona e que controles eficazes estão em vigor”, disse Tedros em entrevista coletiva.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, reforçou um posicionamento feito pela entidade na semana passada, dizendo que nenhuma evidência que...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT