OMS/Unicef: 80 milhões de crianças podem ficar sem vacinas por causa da pandemia

Cerca de 80 milhões de crianças menores de 1 ano de idade estão correndo risco de contrair doenças como difteria, sarampo e poliomielite por causa da pandemia de covid-19, que interrompeu programas de vacinação em vários países do mundo.

O alerta foi feito nesta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que ressaltam que o problema não só atinge os países mais pobres do mundo.

Segundo dados coletados pela OMS, pelo Unicef e pelo Instituto de Vacinação Sabin, dos Estados Unidos, os serviços de imunização foram substancialmente prejudicados em pelo menos 68 países. Com isso, 80 milhões de crianças com menos de 1 ano devem ser afetadas pelo problema.

A OMS e o Unicef afirmam que o problema, sem precedentes na história recente, ocorre pelo menos desde março. Mais da metade (53%) dos 129 países que apresentaram dados sobre vacinação relataram problemas de interrupções moderadas a graves ou uma suspensão total do serviço.

As duas entidades convocam os países e outras instituições a participar da cúpula da Aliança Global para Vacinas (Gavi, na sigla em inglês), que será realizada no próximo dia 4 de junho. O objetivo do encontro é manter os programas de vacinação e amenizar os impactos da pandemia nos países mais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT