Ouvindo e conversando com o colaborador: um estudo sobre comunicação interna

AutorLucas Charão Brito - Taionara Moreira Milani - Fabio Teodoro Tolfo Ribas
CargoGraduado em Administração pela Faculdade Dom Alberto e Especializando em Gestão de Pessoas e Marketing pela UNIFRA - Graduada em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG - Graduado em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Santa Maria - UFSM
Páginas1-18
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Ouvindo e conversando com o colaborador: um estudo sobre comunicação interna
Lucas Charão Brito1
Taionara Moreira Milani2
Fabio Teodoro Tolfo Ribas3
Resumo: os gestores devem desenvolver os seus meios de comunicação interna de modo que as informações
alcancem o seu público interno de maneira eficiente, alinhada ao planejamento estratégico, de forma a auxiliar a
atrair e reter os colaboradores para as organizações. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção da
comunicação interna junto aos colaboradores na empresa Metalúrgica da Serra Gaúcha de Caxias do Sul. A
metodologia de investigação está pautada em um estudo de caso descritivo, utilizando duas técnicas de coletas de
dados, o questionário e a observação, o que determina uma pesquisa predominantemente quantitativa. Analisado o
resultado da pesquisa verificou-se que ocorrem falhas de comunicação interna, o que gera insegurança n os
colaboradores para a realização das tarefas, porém n otou-se que a c onfiança destes na direção da empr esa, facilita o
fluxo da informação.
Palavras-chave: Comunicação interna. Informações. Colaboradores
Abstract: the managers should develop i ts internal communication means so that the information reaching your
internal audience efficiently, aligned to strategic planning in order to help attract and retain employees for
organizations. In this sense, the objective of this study was to analyze the perception of internal communication with
employees in the company of Metallurgical Serra Gaúcha de Caxias do Sul. The research methodology is grounded
in a descriptive case study, using two techniques of data collection, the questionnaire and observation, what
determines a predominantly quantitative research. Analyzed the result of research it was found that internal
communication failures occur, which creates insecurity among employees to perform the tasks, but it was noted that
their confidence in the direction of the company, facilitates the flow of information.
Key-work: Internal communication. Information. Collaborators
1. Introdução
Cada vez se torna mais acirrada a competição entre as organizações, as rápidas mudanças
e avanços tecnológicos são fatores determinantes para a manutenção destas no mercado. Mas
para se adequar a estas mudanças que ocorrem, é necessário que a organização consiga que as
informações alcancem todos os níveis de maneira eficiente, de modo a auxiliar na interação entre
os diferentes setores da empresa. Desta forma, percebe-se que a comunicação interna se torna um
meio de integração da empresa com o colaborador, de forma que visa melhorar o relacionamento,
permitindo que todas as áreas interajam entre si e com a organização.
1 Graduado em Administração pela Faculdade Dom Alberto e Especializando em Gestão de Pessoas e Marketing
pela UNIFRA
2 Graduada em Administração pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG
3 Graduado em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas e Mestrando do Programa de Pós Graduação em
Administração da Universidade de Santa Maria - UFSM
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Uma das maiores dificuldades das organizações é fazer com que as informações alcancem
os colaboradores de forma clara. Robbins (2005) diz que é necessário que a comunicação interna
seja mais do que uma simples transferência de informações, pois falhas neste processo podem
acarretar conflitos dentro da empresa. Já Corrado (1994) ressalta que a comunicação interna
aumenta os esforços para que todos criem identidade com a empresa, gerando maior
comprometimento e satisfação dos profissionais envolvidos.
Diante deste contexto, nota-se que cada vez mais se torna essencial que o colaborador se
sinta parte da organização, pois o capital humano faz parte do seu patrimônio, para isso uma
comunicação aberta e acessível auxilia a tornar o seu público interno mais coeso com os valores
da empresa. Com base nos dados levantados, a partir de análise realizada no diagnóstico de
contextualização da empresa, surge o seguinte questionamento: Como a comunicação interna é
percebida pelos colaboradores da empresa? Para tal têm-se como objetivo geral analisar a
percepção da comunicação interna junto aos colaboradores da empresa.
A importância da compreensão da influência da comunicação interna nas organizações a
partir da análise da percepção dos colaboradores, visa otimizar os canais de comunicação
existentes para auxiliar a empresa na redução das falhas na compreensão das mensagens, com a
intenção de facilitar a integração do colaborador com a organização.
2. Comunicação
A análise de dados de uma organização precisa ser subsidiada por referenciais teóricos
que possam dar sustentação à discussão. Assim, faz-se uma discussão sobre a Comunicação.
Ressalta-se que é no processo de comunicação que ocorre a transmissão de informações entre as
pessoas, e para que isso aconteça Robbins (2005) menciona que a comunicação precisa ser clara e
precisa, para que ambas as partes entendam o que está sendo dito, visto que uma idéia que não é
bem compreendida não atinge o seu objetivo.
A necessidade da informação passou a ser de vital importância para o desempenho das
pessoas nas organizações, França e Leite (2007, p. 12) destacam que a comunicação “tornou -se
um valor estratégico, porque traz o conhecimento, e o conhecimento tornou-se símbolo de
poder”, daí a necessidade de que as organizações repensarem a sua comunicação interna,
tornando-se necessário saber como integrar o seu público interno.

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