Pacientes sofrem em farmácia do estado

O drama dos pacientes que dependem de medicamentos fornecidos pelo estado parece não ter fim. A falta de itens na Rio Farmes, a farmácia do governo, aumenta o sofrimento das pessoas que não têm condições de pagar por medicamentos especiais. É o caso da esteticista Solange Cunha, de 51 anos, moradora de Santa Cruz, na Zona Oeste. Há dois anos em tratamento de artrite reumática, ela deixou ontem a farmácia, na Cidade Nova, sem as caixas do remédio Tocilizumabe de 20ml, que ajuda a combater a doença.

" Falaram que está em falta desde segunda-feira, e que não há previsão de quando vai chegar. Mandaram ficar ligando. Como não existe um substituto, o que vou fazer é tomar um anti-inflamatório, um remédio para dor e evitar ao máximo me machucar. O jeito é ter cautela para não causar um dano ainda maior à minha saúde " lamentou a paciente.

Segundo Solange, numa farmácia comum, o medicamento, que vem com quatro doses, custa R$ 3,5 mil. Ela toma uma dose por semana. Sem poder trabalhar por conta da doença, sua única fonte de renda vem do marido, que trabalha com vendas e ganha R$ 1,5 mil por mês.

Solange contou que ano passado, quando tomava o remédio Metrotexato, chegou a ficar quatro meses sem recebê-lo. Quem também saiu sem o principal item da receita médica foi aposentado George de Lima Passos, de 52 anos, morador em Jacarepaguá. Em tratamento contra a retocolite ulcerativa, uma doença inflamatória intestinal, ele depende do Mesalazina 400mg em comprimidos e supositórios, ambos em falta. O paciente voltou para casa apenas com o Azatioprina 50mg, anti-inflamatório. Sem os remédios, ele prevê dias de sofrimento pela frente. A distribuição dos medicamentos é irregular há cerca de um ano.

" Sem a medicação, não tenho como controlar o intestino. É uma falta...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT