Países do Pacífico rejeitam acordo de segurança com a China

Países do Pacífico não aceitaram assinar acordo com a China que prevê cooperação nas áreas de economia e segurança. Durante reunião nesta segunda-feira (30), oito países do Mar do Pacífico concordaram em cooperar com a China nas áreas de saúde, gerenciamento de desastres e agricultura. Foram signatários do acordo Fiji, Samoa, Tonga, Kiribati, Papua-Nova Guiné, Vanuatu, Ilhas Salomão e Niue.

Apesar de terem saído da reunião com um acordo, a China não atingiu seu objetivo com o encontro, que era de aumentar sua influência na região em áreas estratégicas.

A proposta prevê desde a criação de áreas de livre comércio até o envio de ajuda humanitária. A ideia é aproximar os países da China para que Pequim esteja envolvida em questões como treinamento de polícias, cibersegurança, mapeamento marítimo e maior acesso a recursos naturais.

O Indo-Pacífico foi o foco da política externa americana nas últimas semanas, com a assinatura do Indo-Pacific Economic Framework, que envolve 12 países da região e os EUA, e reunião do Quad – grupo que conta...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT