Pandemia eleva inadimplência no setor de aluguéis, mostra pesquisa

A covid-19 causou impactos diretos no mercado de locação de imóveis residenciais e comerciais em pelo menos cinco capitais brasileiras. Levantamento realizado pela Apsa, corretora de imóveis com sede no Rio de Janeiro, mostra que a inadimplência no pagamento de aluguel está acima da média histórica em Salvador, Fortaleza, Maceió, Recife e na capital fluminense. A empresa realiza o estudo desde 2001.

Entre as cinco cidades pesquisadas, Salvador apresentou, em maio, inadimplência de 30% no mercado de locação, para uma média histórica de 7%. Em seguida vieram Fortaleza, com 18%; Maceió e Recife, ambas com 15%; e Rio, com 10%. A média histórica de inadimplência nessas cidades é, respectivamente de 6,8%, 6,7%, 5,2% e 4,1%.

O estudo considerou mais de sete mil imóveis sob sua administração nas cinco capitais.

O forte descolamento da inadimplência atual da média histórica em Salvador é explicado, segundo a Apsa, porque a capital baiana tem grande parte da economia relacionada, direta e indiretamente, ao turismo, atividade que está entre as mais afetadas pela pandemia devido às medidas de restrição de circulação de pessoas.

O gerente-geral de imóveis da Apsa, Giovani Oliveira, destaca que o comportamento da inadimplência em três das cinco cidades pesquisadas, apesar de bem acima das médias, apresentou redução frente a abril. Essa trajetória foi semelhante ao observado no mercado dos Estados Unidos, onde os dados do National Multifamily Housing Council (NMHC) mostraram um...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT