Pensão por Morte do Desfiliado

AutorWladimir Novaes Martinez
Ocupação do AutorAdvogado especialista em Direito Previdenciário
Páginas114-115

Page 114

De modo geral, historicamente, pelo menos até 24.7.1991, a pensão por morte era um benefício da viúva ou dos dependentes do segurado. A partir dessa data o homem equiparou-se em relação à mulher segurada e auferiu o benefício no caso de morte do cônjuge.

Às vezes, a obscuridade de uma sentença enseja incompreensões e dissídios desnecessários (cabendo, à evidencia, os embargos de declaração). Isso sucedeu no RESP n. 1.346.852, da 2ª Turma do STJ. A decisão negou a pensão por morte à família de um segurado falecido (que, aliás, não tinha direito, porém, por outras razões).

O segurado objeto dessa ação judicial afastou-se do trabalho apto para a prática de alguma atividade, não mais a exerceu, perdeu a qualidade de segurado e veio a falecer.

Então, julgando possível, a família recolheu as contribuições anteriores ao óbito e solicitou a pensão por morte.

Quando um segurado capaz para o trabalho não exerce qualquer atividade, portanto, afastando-se do regime de previdência social, não se pode falar em contribuição pos--mortem como facultativo ou contribuinte individual. Claro que, em vida, ele poderia se reinscrever e cotizar.

Na hipótese, está configurada ausência dessas duas inscrições (faltava-lhe a base da filiação, vontade ou exercício de atividade).

Ele perdeu a qualidade de segurado em uma das diversas hipóteses do art. 15 do PBPS, vindo a falecer, sem subsistir direito à pensão por morte.

O cenário corresponde a de quem nunca se filiou, mas tal raciocínio não vale para quem preencheu os requisitos legais a um benefício antes do óbito. Assim entendeu o desembargador Edilson Pereira Nobre Júnior em 25.9.1912, da 4ª Turma do TRF da 5ª Região no Proc. 0003335-07- 2012.4.05.999, in RPS n. 386/40.

Daí um equivoco do relator Ministro Humberto Martins, que menciona certas "contribuições devidas" (e que, no caso, foram recolhidas pelos familiares após o óbito).

Quando um interessado não se inscreveu como facultativo nem exerceu atividades, não se impõem tais contribuições devidas ou não devidas.

O STJ se manifestou em relação a alguém que parou de trabalhar, perdeu a qualidade de segurado sem estar incapaz para o trabalho e não poderia arguir as "contribuições devidas", recolhidas após o óbito.

Page 115

Deixando o trabalho, conforme cada circunstância, por certo tempo (PBPS, art. 15), o segurado manterá a qualidade de segurado e se falecer dentro desse período, mesmo sem contribuições, outorgará a pensão por morte para os seus...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT